
O grupo disciplinar de Português da Escola Básica Ferreira de Castro realizou no dia de 9 de maio o Concurso de Leitura em Voz Alta, um concurso que os professores de Português organizam anualmente e que, a partir deste ano, passou a designar-se Prémio Fátima Seixas, em homenagem à Professora Fátima Seixas, que nos deixou recentemente e que era uma apaixonada por livros, além de uma entusiasta e colaboradora da realização deste concurso.
A sessão começou com uma homenagem composta por poesia, por música (num momento protagonizado por alunos nossos) e pelas palavras sentidas dos colegas e da família da Professora Fátima Seixas.
Seguiram-se as leituras preparadas por alunos e professores, leituras expressivas, de belos textos poéticos, que confirmam a importância que, no Agrupamento, damos à leitura em voz alta.
Um público comovido e muito atento aplaudiu com gosto cada um dos textos poéticos lidos!
O Concurso chegou a todas as turmas de todos os anos do 2º e do 3º Ciclos e, em cada ano, foi selecionada a leitura mais expressiva. É de enfatizar, no entanto, que todos estão de parabéns, porque todos nos ofereceram leituras que encheram o coração de quem as ouviu!
A Biblioteca Escolar Margarida Botelho associou-se, na organização, a esta iniciativa, que contou com a colaboração da Direção, da Coordenadora do Departamento de Línguas, dos professores de Português, de um conjunto de professores de outros grupos disciplinares, das nossas Assistentes Técnicas e Operacionais, dos Encarregados de Educação de todos os alunos participantes (leitores, apresentadores e músicos), de antigos alunos e da família da professora Fátima.
"Pelo Sonho é que vamos, comovidos e mudos!" (Sebastião da Gama)