sábado, 28 de setembro de 2024

Oficina de Escrita na Escola Básica de Mem Martins

 

Desafiados a desenvolver uma história em torno da temática do filme Robot Selvagem, a mais recente animação da Dreamworks, os alunos do 2ºC2 escreveram o mais belo texto coletivo, colocando em destaque a união entre amigos, o amor e a preservação das espécies e da Natureza!
 

O trabalho criativo destes alunos foi enviado para a organização que propôs o passatempo. Mais importante do que isso, esta oficina de escrita resultou num momento de partilha de ideias e saberes que trouxe alegria a todos, em especial, aos alunos!

 

Juntos, escrevemos mais e melhor!

A Leitura no Jardim de Infância da Escola Básica de Mem Martins

 


A Biblioteca Escolar Margarida Botelho, no habitual apoio à Escola Básica de Mem Martins, partilhou com os dois grupos de Jardim de Infância desta escola a beleza e imaginação de um fascinante álbum ilustrado de Sofia Paulino, Palavras ao Vento, uma obra encantadora, que nos permite percorrer o mundo das palavras e da importância que têm na construção do nosso mundo interior e da nossa percepção da realidade.

Os alunos foram ouvintes atentos, interlocutores perspicazes e serão contadores de belas palavras ao vento, depois desta sessão bonita sessão de leitura!

A BE forma futuros leitores!

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

A Leitura no Jardim de Infância de Mem Martins

 


A Biblioteca Escolar Margarida Botelho, no habitual apoio ao Jardim de Infância de Mem Martins, partilhou com esta escola a beleza e imaginação de um fascinante álbum ilustrado de Sofia Paulino, Palavras ao Vento, uma obra encantadora, que nos permite percorrer o mundo das palavras e da importância que têm na construção do nosso mundo interior e da nossa percepção da realidade.

Os alunos do JI3 daquela escola foram ouvintes atentos, interlocutores perspicazes e serão contadores de belas palavras ao vento, depois desta sessão bonita sessão de leitura!

A BE lê aos nossos futuros leitores!

A Biblioteca Escolar Margarida Botelho Cumpre o Seu Desígnio

Quando os alunos da Escola Básica Nº1 de Mem Martins ocupam os seus intervalos a LER, a fazer JOGOS DIDÁTICOS,  a usufruir de um espaço que existe para contribuir para a sua formação...


Acreditamos estar a cumprir a missão da BE!

terça-feira, 24 de setembro de 2024

O Pássaro da Alma - Exposição do 2ºA1

 


Na sequência da atividade de ar livre com que todos os alunos da escola iniciaram este ano letivo, o 2ºA1 elaborou um trabalho de Expressão Artística que resultou na primeira exposição temporária 24/25 da BE Margarida Botelho.

Para este grupo de alunos, a leitura do texto O Pássaro da Alma (Michal Snunit) foi inspiradora e sabemos que não se esquecerão de uma lição em que predomina o respeito pelos sentimentos.

Continuamos a transmitir VALORES através da LEITURA!

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A Escola Voltou a Ler e a Brincar ao Ar Livre - COM O JARDIM DE INFÂNCIA

 
A Escola Básica Nº1 de Mem Martins iniciou o ano letivo com leituras ao ar livre!
 



Hoje, numa sessão que contou com a presença dos quatro grupos do Jardim de Infância da EBNº1 de Mem Martins, as leituras ao ar livre tiveram nova e divertida edição!
 

 
 
À leitura, devidamente adaptada ao grupo etário, do belo texto O Pássaro da Alma (Michal Snunit), seguiu-se um jogo de mímica com a alegre participação de todos os presentes.

O nosso pássaro voou, correu, nadou, saltou. sorriu, bebeu, comeu...

O Pássaro da Alma OUVE AQUI

Continuaremos a voar!

terça-feira, 17 de setembro de 2024

A Escola Voltou a Ler e a Brincar ao Ar Livre


A Escola Básica Nº1 de Mem Martins iniciou o ano letivo com leituras ao ar livre!

Hoje, todos os grupos do 1º Ciclo da escola, mais de 250, em simultâneo, tiveram a oportunidade de ouvir, ao ar livre, a leitura de diferentes livros cuidadosamente escolhidos pelos Professores Titulares/Educadoras . Na sequência destas leituras, cada grupo propôs um jogo, inspirado no texto que foi lido.

Esta atividade, que vai ser desenvolvida também com o Jardim de Infância, permitiu associar a LEITURA à BRINCADEIRA e resultou da articulação entre a Biblioteca Escolar Margarida Botelho e todos os Professores/Educadoras da escola, mas resultou também da estreita colaboração entre todos os docentes. 




 
Na sequência de cada uma das leituras selecionadas: A Árvore Generosa (Shel Silverstein); O Pássaro da Alma (Michal Snunit); Livro de Histórias Ajudaris2023 (texto a A Paz É - 4ºA1), os Professores propuseram aos alunos uma BRINCADEIRA. Foi uma verdadeira alegria ver tantas crianças a mimar, a correr, a saltar, a dar abraços, a esconder-se ou... simplesmente, a ler e a conversar ao ar livre!
 

Ao longo do ano letivo, esperamos ver todos os alunos a ler ao ar livre e a repetir as brincadeiras que hoje experimentaram!

Parabéns, em mais um dia de leituras e emoções!

Mal Abrimos... Começámos a Jogar e a Ler!


A Biblioteca Margarida Botelho deu início à sua atividade articulando com os Professores Titulares e com as Educadoras.

Não tardou a que os alunos procurassem a Biblioteca para desenvolver as atividades que habitualmente ocupam os nossos intervalos e que contemplam a leitura, mas também as atividades lúdicas.

Continuaremos a cumprir a nossa missão!

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Começámos Com... Palavras Ao Vento!

 

A Biblioteca Escolar Margarida Botelho deseja a todos os que nos acompanham nesta aventura de percorrer livros à procura do Saber um ano letivo repleto de leituras felizes e de êxito!

Como sempre, é grande o entusiasmo por receber todos os nossos alunos.

No dia 11 de Setembro, em articulação com todos os Professores/Educadoras da EBNº1 de Mem Martins, a Biblioteca Escolar participou na Recepção aos Alunos do Jardim de Infância e do 1º ano, que contou, também, com a participação das Famílias.

Não há melhor maneira de começar do que mostrando aos nossos pequenos futuros leitores a beleza da Leitura!

Neste ano, a nossa atividade de início de ano voltou a contar com a beleza e imaginação de um fascinante álbum ilustrado de Sofia Paulino, Palavras ao Vento, uma obra encantadora, que nos leva a percorrer o mundo das palavras e da importância que têm na construção do nosso mundo interior e da nossa percepção da realidade.

 Na sequência desta leitura, demos início à preparação de um painel, sempre com a colaboração dos alunos.


Começámos, assim, um ano que se espera repleto de histórias plenas de emoção, de muitas descobertas literárias e de muita diversão, na Biblioteca Escolar; um ano em que todos faremos bom uso das palavras, que nos ajudarão a contar histórias. 

Feliz Ano Letivo,  Com Muitas Leituras!

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

A Cor do Limão Ficou no Nosso Coração

Quando recebemos o espetáculo que a Andante Associação Artística apresentou aos alunos do Jardim de Infância, na Escola Básica Nº1 de Mem Ma...