domingo, 16 de fevereiro de 2020

A Biblioteca e a Paz

No dia 11 de Fevereiro, celebrou-se o Dia da Libertação de Nelson Mandela, um dia que a Biblioteca Escolar Margarida Botelho não poderia deixar de usar como mote para um encontro em que se recitou, cantou e se discutiu o tema da Paz - a celebração teve lugar no dia 12.

Da articulação entre a Escola Básica Nº 1  com o Clube Ubuntu e o Clube de Leituras e Ar Livre da Escola Básica Ferreira de Castro resultou uma manhã em que 7 turmas (JIA, JIB, 3ºA, 4ºA, 4ºB, 4ºC, 4ºD) daquela escola, reunidas no Ginásio, ouviram a leitura expressiva do poema "Ode à Paz", de Natália Correia, pelos alunos do Clube de Leituras e Ar Livre; ouviram, aprenderam e cantaram, também, o hino do Clube Ubuntu. A este encontro alargado entre as turmas que puderam comparecer à celebração, seguiu-se um debate entre os alunos do 4º ano (Turmas A, B, C e D) e os alunos da Escola Ferreira de Castro.

Além dos professores que acompanharam as turmas nesta comemoração, dos alunos envolvidos e das professoras responsáveis pela atividade, este momento de poesia, música e debate contou com a presença da Coordenadora da Escola Nº 1, que, tendo participado no debate, apelou à consolidação de uma cultura de resolução de conflitos e de paz nos diferentes momentos e espaços da escola.

Este encontro de alegria e de construção de uma escola melhor teve o seu cenário enriquecido com a faixa produzida pelo Clube Ubuntu para a celebração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

Acreditamos ter contribuído para depositar no coração de todos a semente da cordialidade, da amizade, da Não Violência e da Paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Leituras de Abril nos 50 Anos do 25 de Abril

Hoje, continuámos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, na Biblioteca Escolar, com a atividade Leituras de Abril . Foi a vez de receber para...