sábado, 12 de julho de 2025

O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora

 

Na consecução do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora, as oficinas de escrita e de ilustração, desenvolvidas pela Biblioteca Escolar foram um contributo significativo para a aquisição de competências de Escrita e de Expressão Artística. Além disso, os alunos divertiram-se, enquanto interagiram e realizaram trabalhos criativos e originais.



Parabéns!

O 4ºA2 (24/25) e História Ajudaris 2024

A Biblioteca Escolar Margarida Botelho tem vindo, ao longo dos anos, a colaborar com a Associação Ajudaris, na luta que esta associação desenvolve para combater "a fome, pobreza e a exclusão social" (CONSULTE AQUI O SITE DA AJUDARIS).

Na Escola Básica Nº 1 de Mem Martins, temos sempre um grupo de alunos e um professor com disponibilidade para desenvolver o espírito solidário e crítico das crianças, ao mesmo tempo que contribuem para as causas humanitárias daquela associação.


No ano letivo 23/24, a Professora Titular Sandra Paulino e os alunos do atual 3ºA2 abraçaram, com empenho, com dedicação e verdadeiro espírito humanitário a louvável tarefa de escrever um texto subordinado ao tema O Planeta, em articulação com a Biblioteca Escolar da Escola Básica Nº1 de Mem Martins.

 

Ao aceitarem o desafio da Professora Sandra Paulino para escrever uma narrativa em defesa do Planeta Terra, os alunos colocaram palavra sobre palavra para construir um texto que nos fala sobre um mundo que todos consideramos que precisa de ser protegido, em que essa proteção é uma urgência.


Juntos, faremos sempre mais!

 

O 4ºA3 Diversifica Atividades e Saberes

O 4ºA3 participou, ao longo de todo o ano letivo, em atividades muito diversificadas, sempre com o foco em saberes e experiências que permitiram aos alunos desenvolver competências muito distintas e essenciais ao desenvolvimento.

No mês de junho, além de lhes ter sido dada a oportunidade de montarem a exposição itinerante do projeto O Museu Aqui e Agora, puderam participar numa oficina dinamizada por Joana Rita Sousa, subordinada ao tema Vamos Criar Um Dicionário de Perguntas?.

A alegria, o empenho e a criatividade com que os alunos do 4ºA3 participaram nesta oficina confirmou o valor das aquisições que fizeram ao longo do ciclo de ensino que agora terminam.


 O êxito é sempre resultado de parceria eficazes!


A Biblioteca Escolar e o Diagnóstico da Fluência Leitora

 

O Ministério da Educação Ciência e Inovação propôs o diagnóstico de fluência leitora a todos os alunos do 2º ano de escolaridade entre 9 e 20 de junho de 2025.


O diagnóstico de fluência leitora foi realizado individualmente, pelos docentes titulares de turma. As bibliotecas escolares foram chamadas a colaborar no processo, organizando e implementando atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, que decorreram em simultâneo com o diagnóstico de fluência leitora.





Mediante um calendário organizado pelo Agrupamento, a Biblioteca Escolar, em estreita articulação com as Professoras Titulares e mediante planificação que teve por base a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares, desenvolveram-se atividades motivadoras para os alunos.


Juntos, fazemos mais e melhor!

Exposições na Biblioteca Escoilar

Ao longo do ano letivo, Biblioteca Escolar foi palco de exposições dos trabalhos dos alunos, dando-lhes visibilidade e proporcionando a todos a possibilidade de expor e ver os trabalhos de todos.

O 1ºA3 trouxe trabalhos e alegria à Biblioteca Escolar!

Visita do 4ºA1 e do 4ºA2 ao MU.SA (Museu de Artes de Sintra)

No dia 3 de Junho, os alunos do 4ºA1 e do 4ºA2 visitaram, no âmbito do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora, o MU.SA (Museu de Artes de Sintra). 

Alunos atentos e curiosos visitaram diferentes salas do Museu, sempre de olhos, ouvidos e mente abertos.

Além dos conhecimentos que adquiriram, os alunos desta turma viveram momentos de alegria que, associados ao saber, transformaram esta experiência numa experiência única.



As diferentes e muito criativas oficinas de ilustração foram um momento de interação, de apelo à imaginação e à originalidade que deixaram os alunos encantados.



As professoras e os alunos deixam a todos os que trabalham no Museu, Técnicas e Assistentes, sinceros agradecimentos pelo profissionalismo e empenho!

Juntos, aprendemos mais!

Exposição Dia Mundial do Livro - 2025

 

Mais uma vez, como forma de celebrar o Dia Mundial do Livro, a Professora Anabela Gonçalves desenvolveu com os alunos, no Centro de Apoio ao Aluno da Escola Básica Nº1 de Mem Martins, um trabalho de exploração de ideias em torno da importância do livro. 

O mote para o desenvolvimento deste trabalho foi, novamente, a leitura e exploração do livro O Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria, lido em articulação com a Biblioteca Escolar.

Os trabalhos, que estiveram expostos no espaço contíguo à Biblioteca Escolar Margarida Botelho, fizeram o encanto de todos os que visitaram a exposição e foram alvo de uma votação organizada pela professora Anabela Gonçalves! 
 
Damos os parabéns a todos e destacamos os vencedores!

terça-feira, 3 de junho de 2025

Projeto Pedagógico Pequenos Mundos, Velhas Civilizações - Exposição de Trabalhos e Apresentação do Livro de Ferreira de Castro


No dia 15 de maio, às 14h15, a Escola Básica Ferreira de Castro apresentou, em parceria com o Grupo Narrativa, a nova edição do livro Pequenos Mundos, Velhas Civilizações. A apresentação desenrolou-se em dois momentos e espaços: a exposição de trabalhos, no átrio da Escola Básica Ferreira de Castro, e a apresentação da obra, na Sala de Expressões.

No átrio da escola, decorreu a inauguração da exposição de trabalhos dos alunos, que foi o resultado de uma parceria externa com aquela editora e de parcerias que culminaram na execução de um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 7ºA. Estes trabalhos associaram texto e imagens na exploração, em sala de aula, das palavras Ferreira de Castro.

Aos textos elaborados nas Oficinas de Escrita, que tiveram como mote as descrições do autor de belos territórios e de povos únicos, juntaram-se as ilustrações, resultado das Oficinas de Ilustração orientadas pela ilustradora Sofia Paulino. 

Nas mãos dos nossos alunos, orientados pela ilustradora Sofia Paulino e pela professora Susana Rodrigues, os territórios explorados e descritos por Ferreira de Castro ganharam vida e cor! 

  

A exposição contou, também, com trabalhos de outras disciplinas, que, no seu conjunto, permitiram uma articulação plena entre os Domínios de Autonomia Curricular do 7ºA. Como resultado dessa articulação, foi possível elaborar folhetos turísticos em Espanhol, Francês e Inglês, gráficos pluviométricos ou consultar informação histórica sobre lugares como Pompeia.

Para apresentar à comunidade educativa o livro Pequenos Mundos, Velhas Civilizações, contámos  com o talento dos alunos João Paula e Marcelo Vacário (violino), Francisco Aparício (saxofone), com as leituras realizadas pelos alunos Guilherme Pires e Pedro Gonçalves, que tocaram e leram para um público atento, composto por alguns dos alunos e professores que participaram no projeto, um público que se deixou encantar pela música e pelas palavras.

Contámos, também, com a presença do editor André Andraus (Grupo Narrativa), da ilustradora Sofia Paulino e do Diretor do Museu Ferreira de Castro, Dr. Ricardo Alves.

A professora Andreia Simão, coordenadora da equipa pedagógica do 7º A, traçou o percurso deste projeto na escola, dando a conhecer as fases do projeto; o editor e a ilustradora, que constituíram os parceiros externos para a consecução deste projeto, revelaram diferentes perspectivas sobre o livro apresentado, destacando a beleza do texto de Ferreira de Castro e as possibilidades artísticas que oferece. 

Ao Dr. Ricardo Alves agradecemos as palavras sábias sobre o autor, que ficámos a conhecer melhor e cuja história de vida impressionou os mais jovens.

Um projeto que foi uma conquista!

E... a provar que Ferreira de Castro é para todos, deixamos uma breve leitura feita pelo Coro de Leitores da EBNº1 de Mem Martins:

O Coro Lê Ferreira de Castro

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora

  Na consecução do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora, as oficinas de escrita e de ilustração, desenvolvidas pela Bibliotec...