sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Festa Ajudaris





A Escola Básica Nº 1 de Mem Martins realizou, no dia 7 de Novembro, a sua Festa Ajudaris. Foi o culminar de um ciclo de trabalho do 4º C (2019/2020), iniciado quando ainda se encontravam no 3º ano (2018/2019) e aceitaram com entusiasmo o desafio da professora Patrícia Simões para criar uma história sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Foi apenas o início, a que se seguiu o labor de pôr palavra sobre palavra para construir um texto que nos fala sobre a importância de nos unirmos por forma a contrariar a destruição do planeta Terra - A União Faz a Diferença. Assim se chama a narrativa do 4º C  sobre um mundo que todos consideramos urgente que seja melhor a cada dia e que todos desejamos preservar.

Ontem, os alunos do 4º C, sempre orientados muito de perto pela sua professora, deram a conhecer a história que criaram. Para isso, não se pouparam a esforços: desenharam e pintaram para enfeitar o ginásio da escola, onde decorreu a festa, ensaiaram ritmos e canções, ensaiaram leituras e a apresentação deste pequeno espetáculo, em que dançaram, leram e cantaram (a professora Tânia Ramalho escreveu a letra). No ensaio geral, foram aplaudidos pelas restantes turmas do 4º ano.

A festa iniciou-se com breves palavras de apresentação proferidas pela Coordenadora da Escola, professora Jacinta Rodrigues; contou com a presença dos ilustradores Vivian Vilela e José Leal, cujas palavras comoveram pela generosidade e pelos ensinamentos: "Estou aqui, porque vocês estão aí", lembrou Vivian Vilela; "Estudem, todos os dias, façam mais e melhor, e sejam felizes", foi o apelo de José Leal, que citamos de memória.

A Festa Ajudaris contou também com a presença dos alunos do Clube de Leituras e Ar Livre da Escola Básica Ferreira de Castro, cujo contributo foi a leitura expressiva de 3 textos poéticos preparados para este momento cultural, em que estiveram presentes, também, os Encarregados de Educação dos nossos talentosos escritores.

Este evento solidário terminou com uma sessão de autógrafos, em que os nossos escritores participaram com gosto, empenho e orgulho.

Gostámos tanto da festa que convidámos as restantes turmas da escola e com elas partilhámos, no dia seguinte, o essencial desta atividade - reunimos, para esta partilha, 9 turmas, em duas sessões distintas, em que também atuaram os alunos do 4º B, cantando e lendo uma história tradicional que adaptaram em aula.

A Biblioteca Margarida Botelho considera um privilégio ter tido a oportunidade de contribuir para a organização deste momento de celebração e partilha. Agradece a todos os que ajudaram a concretizá-la: alunos e professores, Encarregados de Educação, ilustradores, professores, educadores, auxiliares de ação educativa e, claro...

...a Ajudaris!







Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Leituras de Abril nos 50 Anos do 25 de Abril

Hoje, continuámos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, na Biblioteca Escolar, com a atividade Leituras de Abril . Foi a vez de receber para...