quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Os Direitos das Crianças e a Arte

Os trabalhos dos alunos das turmas do 2ºA1, do 2ºA3 e do 3ºA1 para comemorar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças enchem-nos de orgulho. 

Nesta atividade centrada no princípio do direito à educação e ao lazer, com base na Convenção dos Direitos da Criança (CDC), os alunos começaram por familiarizar-se com o quadro de Brughel “Jogos de Crianças” e, através desta obra de arte, apropriaram-se das brincadeiras/jogos tradicionais da época. Depois de responderem a um rol de questões que permitiu uma reflexão sobre a importância do brincar, os alunos interagiram com a Professora Anabela Gonçalves sobre a extensão daquele direito, debatendo sobre se é permitido brincar em todos os países de acordo com o que é preconizado pela Convenção. 

No decurso da atividade, fez-se uma alusão a Malala, na sequência da pequena reflexão sobre o facto de não estarem assegurados os direitos em países em guerra ou sem liberdade. Por fim, os alunos dispuseram-se em grupos e procederam à extensão do quadro de Brughel, desenhando e pintando uma brincadeira de que gostam ou que gostariam de realizar na escola.

Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Leituras de Abril nos 50 Anos do 25 de Abril

Hoje, continuámos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, na Biblioteca Escolar, com a atividade Leituras de Abril . Foi a vez de receber para...