quinta-feira, 18 de junho de 2020

José Saramago - Dez Anos Depois da Última Linha



Passam hoje 10 anos da morte de José Saramago, que nasceu a 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga, Golegã.

Oriundo de uma família de agricultores, José Saramago cedo demonstrou interesse pelos estudos e pela cultura, pela escrita, uma curiosidade que definiu a sua personalidade e que atravessou a vida com o escritor. Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote, onde residia.

Saramago, que recebeu prémios e distinções em muitos países, foi o único escritor português a conquistar o Prémio Nobel da Literatura, que recebeu em Estocolmo, no dia 10 de Dezembro de 1998.

Da extensa e eclética obra de José Saramago, a Biblioteca Escolar destaca Memorial do Convento (1982), que os nossos alunos leem no Ensino Secundário, uma lição de História e de vida; O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), um sublime retrato da sociedade portuguesa; A Viagem do Elefante (2008), uma lição de História plena de ironia.

Aos nossos alunos, deixamos A Maior Flor do Mundo (2001), que muitos já conhecem e já leram e com que podem, agora, contactar através deste filme partilhado pela Fundação Saramago:




Boas leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Leituras de Abril nos 50 Anos do 25 de Abril

Hoje, continuámos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, na Biblioteca Escolar, com a atividade Leituras de Abril . Foi a vez de receber para...