segunda-feira, 1 de junho de 2020

No Dia Mundial da Criança (1 de Junho) - O Nosso ADN



O Dia Mundial da Criança, é celebrado, em Portugal, a 1 de Junho.
Trata-se de uma data importante, sobretudo, porque nos recorda que devem ser as crianças o foco das nossas atenções e preocupações -  a Organização das Nações Unidas fez aprovar, a 20 de Novembro de 1959, a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo; direitos que são, tantas vezes, lamentavelmente esquecidos e ignorados.
Por forma a celebrar este dia e a lembrar a importância das crianças no Mundo e para o Mundo, organizam-se, habitalmente, eventos e atividades diversos -  desfiles, visitas organizadas pelas escolas, leitura de textos, declamação de poemas, atividades lúdicas e desportivas, enfim, uma diversidade de ações que não é possível, neste ano tão diferente e especial, concretizar como vulgarmente.
Ainda assim, é possível celebrar e dedicar às crianças a atenção que merecem.

A Biblioteca Escolar Margarida Botelho lança, neste dia, um desafio. Vamos deixar a todos os que nos leem a nossa mensagem sobre o significado que têm, para nós, as crianças. Vamos construir um poema coletivo sobre e para as crianças.

Para concretizar este desafio e deixar o mote para a elaboração deste poema, desafiámos o Diretor do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro (Professor António Castel-Branco) e a Coordenadora da Escola Básica Nº 1 de Mem Martins (Professora Jacinta Rodrigues) a escrever, respectivamente, o primeiro e o segundo versos; juntámos um terceiro verso, mas queremos juntar muitos mais.

"Trazem nos olhos o brilho dos sonhos,
Iluminam o Mundo com os seus sorrisos;
São crianças, nos nossos corações, são gigantes.
(...)

Aguardamos os muitos contributos que permitirão compor este poema.
Lembramos que podem enviá-los para 

As nossas crianças terão muito a dizer sobre quem são, assim como as suas famílias e professores.
Aguardamos a vossa participação.
Feliz Dia da Criança! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Leituras de Abril nos 50 Anos do 25 de Abril

Hoje, continuámos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, na Biblioteca Escolar, com a atividade Leituras de Abril . Foi a vez de receber para...