sexta-feira, 22 de setembro de 2023

As Contadeiras de Histórias (Para Começar!)

 


A Biblioteca Escolar Margarida Botelho deseja a todos os que nos acompanham nesta aventura de dinamizar atividades relacionadas com a Leitura um ano letivo vivo e dinâmico!

Como sempre, é grande o entusiasmo por receber todos os nossos alunos.

No dia 13 de Setembro, em articulação com todos os Professores/Educadoras da EBNº1 de Mem Martins, a Biblioteca Escolar participou na Recepção aos Alunos do Jardim de Infância e do 1º ano, que contou, também, com a participação das Famílias.

Não há melhor maneira de começar do que mostrando aos nossos pequenos futuros leitores a diversidade da Literatura!

Neste ano, a nossa atividade de início de ano centrou-se na leitura do livro As Contadeiras de Histórias, de Sofia Paulino, uma obra encantadora, que nos leva a percorrer o mundo da imaginação e da criatividade pela mão de belas palavras e de fascinantes ilustrações. 

A propósito de palavras belas, aproveitámos para dar a conhecer aos nossos pequenos parceiros de aventura a personalidade de Natália Correia, cujo centenário se celebrou, coincidentemente, no dia em que recebemos os alunos do Jardim de Infância e do 1º ano, 13 de Setembro.

Natália Correia tem o poder de chegar a todos e a BE deu a conhecer a centenária aos mais novos!

Para comemorar o centenário desta inesquecível autora, iniciámos uma jornada criativa, construindo a nossa própria "Árvore de Palavras", com frases e versos da escritora. 

Esta árvore especial é uma homenagem às palavras que Natália Correia nos deixou e sobre as quais todos são convidados a refletir.

A construção da nossa "Árvore das Palavras de Natália Correia" é uma atividade colaborativa,  em que todos os alunos participaram, escolhendo uma frase que colocaram na árvore que, assim, viu os seus ramos "carregadinhos" de frases/versos. 

À medida que a nossa árvore cresce, também cresce o nosso gosto pelas letras, palavras, frases. 

A herança literária de Natália Correia une-se, assim, à contemporânea expressão literária da escritora Sofia Paulino que, no livro As Contadeiras de Histórias, nos dá a conhecer uma árvore muito especial!

Esperamos que este exercício de unir textos e autores tão diversos contribua para promover o amor pela Leitura.

Começámos, assim, um ano que se espera repleto de histórias plenas de emoção, de muitas descobertas literárias e de muita diversão, na Biblioteca Escolar; um ano em que todos seremos "contadeiras e contadores" de histórias. 




Feliz Ano Letivo, com o texto As Contadeiras de Histórias e uma árvore que ainda dará muitos frutos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Visita do 4ºA3 ao Museu Anjos Teixeira (Sintra)

No dia 29 de abril, os alunos do 4ºA3 visitaram, no âmbito do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora, o Museu Anjos Teixeira....