domingo, 6 de fevereiro de 2022

A Semana da Paz na Biblioteca Escolar Margarida Botelho

 O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de Janeiro. Esta data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, tendo passado a ser celebrada a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de Janeiro por assinalar o falecimento de Mahatma Gandhi, o líder pacifista indiano (1869-1948).

A 4 de Fevereiro celebra-se, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (Dezembro de 2020), o Dia Internacional da Fraternidade Humana, com o objetivo de promover a tolerância, o diálogo entre povos de diferentes religiões e culturas e, também, de destacar o contributo de cada cultura para a Humanidade. Pretende-se também sensibilizar para a necessidade de políticas que cumpram o propósito de unir os povos e valorizar todas as culturas, especialmente, na educação das crianças e jovens.

Na Biblioteca Escolar Margarida Botelho, acolhemos a proposta da Professora da Catarina Baptista (professora de Yôga), que lançou o desafio de celebrar de forma alargada aquelas datas e propôs os materiais iniciais para a concretização desta atividade.

Pela importância e interesse da proposta, a Biblioteca Escolar Margarida Botelho articulou com a Professora Catarina e com todos os professores da Escola Básica Nº1 de Mem Martins, para que todas as turmas e salas pudessem participar nesta significativa celebração.


 



 OBRIGADA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças." (Fernando Pessoa)

Leituras de Abril nos 50 Anos do 25 de Abril

Hoje, continuámos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, na Biblioteca Escolar, com a atividade Leituras de Abril . Foi a vez de receber para...