Em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, a triste história de uma avó, Bonnie W. Finney, que perdera o neto por maus tratos, deu início a uma campanha de reflexão: a avó Bonnie atou uma fita
azul à antena do seu carro, para levar o mundo a interrogar-se, a questionar-se, a refletir.
Iniciava-se, assim, uma campanha que constituía um alerta e uma forma de tentar proteger as crianças de maus tratos e de promover, através da consciência cívica, os direitos das crianças.
“O Azul funciona para mim como um constante alerta para lutar pela proteção das crianças.” (Bonnie W. Finney)
O mês de Abril é o mês em que se concentram as ações do Movimento Laço Azul, a que a Biblioteca Margarida Botelho deseja associar-se, depois de ter recebido o desafio do 4º C.
Em tempo de quarentena, o 4º C, sempre orientado de muito perto pela Professora Patrícia Simões, mantém o paradigma que a caracteriza em tempo de aulas reais - o de uma turma atenta ao mundo e à realidade, preocupada com as questões sociais.
Os trabalhos que enviaram à Biblioteca Online traduzem essa preocupação e são exemplos de criatividade e de originalidade, que aqui deixamos como forma de despertar os nossos leitores para a necessidade de proteger as crianças.
Agradecemos aos alunos do 4º C e à Professora Patrícia Simões!
O laço azul do David Parreira - Obrigada, David!
O laço azul do José Rêgo - Obrigada, José!
O laço azul da Madalena Monteiro - Obrigada, Madalena!
O laço azul do David Parreira - Obrigada, David!
O laço azul do José Rêgo - Obrigada, José!
O laço azul da Madalena Monteiro - Obrigada, Madalena!
Sem comentários:
Enviar um comentário